top of page

APRESENTAÇÃO

SEMINÁRIO “O MUSEU NA UNIVERSIDADE: arte, academia e cidade”


Já vem de longa data o desejo de constituir um Museu na Ufes para funcionar como rede articuladora do conhecimento gerado pelas artes visuais, seja na forma da criação artística, da pesquisa ou do processo educativo e cultural de modo mais abrangente. Tal desejo vem sendo gerado e alimentado desde os anos de 1970, quando o empenho de professores e estudantes legou para a Universidade o início de uma coleção de peças artísticas que compõe um acervo de destacada representatividade da arte brasileira.

A cada peça incorporada, a cada ato de criação, a cada leitura, releitura ou discurso, a cada movimento, abrem-se linhas de trabalho e de agenciamento, convocando todos a dar novos encaminhamentos, a projetar novas direções e soluções para questões artísticas e culturais. Nos últimos quarenta anos,  a Ufes, por meio de suas galerias (a Espaço Universitário e a de Arte e Pesquisa) vem contribuindo para o fortalecimento da produção e difusão do patrimônio das artes visuais.

A hora agora é de pensar, projetar e apontar novos horizontes para que tal papel seja desempenhado com mais relevância e efetividade e que a Ufes possa continuar a prover  um ambiente criativo e educativo em torno do conhecimento artístico. Fazemos isso lançando um olhar sobre a própria Universidade, que cresceu significativamente nos últimos anos, e também sobre a região metropolitana da Grande Vitória e até mesmo do Estado do Espírito Santo, nos quais está instalada e com os quais busca permanente articulação, aspirando a gerar mais espaços culturais e uma maior produção e fruição artística.

O seminário “O Museu na Universidade: arte, academia e cidade” propõe-se a ser o ponto de partida para o debate sobre concepções, abordagens e dinâmicas a serem acionadas no processo de passagem de “galeria de arte” para “museu”. É preciso que os diálogos propostos ajudem a tornar mais intenso e agregador o levantamento de possbilidades e de modelos para a ampliação da presença da Ufes no apoio à formação, produção e circulação das artes plásticas e visuais.


Enfim, este seminário, realizado pela UFES, tem uma dupla importância: ampliar o debate entre pesquisadores, cientistas, estudiosos, professores, alunos, técnicos, gestores culturais públicos e privados, produtores culturais e empreendedores criativos, empresários e instituições sensíveis ao tema, além de especialistas de reconhecida notoriedade na área. É preciso envolvê-los todos na discussão sobre a necessidade da construção de um equipamento de difusão das artes plásticas e visuais, da cultura científica e tecnológica ao mesmo tempo aberto para a comunidade universitária e para a sociedade em geral.



Superintendência de Cultura e Comunicação/UFES

Coordenação de Artes Plásticas

bottom of page